Japão

ASO E KONO discutem a liderança do PLD

Taro Kono, o ministro encarregado dos esforços de vacinação do Japão, deve anunciar sua candidatura para suceder o primeiro-ministro Yoshihide Suga em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10).

Na quinta-feira, Kono se encontrou com o ministro das Finanças, Taro Aso, do Partido Liberal Democrata (PLD), para buscar apoio para a candidatura.

Nem Aso nem Kono falaram com os repórteres após a reunião.

Kono, de 58 anos, seria o terceiro legislador a declarar sua candidatura na disputa pela liderança do PLD no poder, após o ex-ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida e a ex-ministra das comunicações Sanae Takaichi.

Kono ocupa uma posição elevada nas pesquisas de opinião sobre quem está mais apto para se tornar primeiro-ministro, e estava de olho em uma corrida desde que Suga anunciou a renúncia na semana passada em meio a crescentes críticas sobre sua resposta a COVID-19 e índices de aprovação pública em declínio.

Segundo as regras do partido, os candidatos são obrigados a reunir primeiro 20 indicações de seus membros da Dieta para concorrer à eleição presidencial.

Nascido na província de Kanagawa em uma família política, Kono se formou na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e trabalhou no setor privado antes de concorrer à Câmara dos Representantes em 1996.

Kono, que também é ministro da reforma administrativa, ocupou vários cargos no gabinete, incluindo presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública, ministro das Relações Exteriores e ministro da Defesa.

Considerado um dissidente reformista dentro do conservador PLD, Kono tentará a segunda chance de se tornar o líder do partido após ter feito uma candidatura malsucedida em 2009, depois que o partido foi destituído do poder em uma derrota humilhante nas eleições gerais daquele ano.

A eleição do PLD decidirá efetivamente o próximo primeiro-ministro, já que o partido controla a poderosa câmara baixa do parlamento.

Fonte: Kyodo via Japan Today     /    Foto: Reuters/Issei Kato
To Top