Japão

Arremesso de Tatami

O Santuário Amano Iwato em Takachiho, província de Miyazaki, reviveu um evento tradicional de arremesso de tatames baseado na mitologia da cidade. Acredita-se que o local seja o lugar onde os deuses desceram dos céus para este mundo.

O evento é baseado em um mito sobre como a deusa do sol Amaterasu Omikami, considerada a ancestral da família imperial do Japão, e que se escondeu em uma caverna chamada Amano Iwato após ficar furiosa com seu filho mais novo.

De acordo com o mito, o mundo caiu na escuridão depois que Amaterasu se escondeu. Preocupados com a situação, os deuses discutiram como resolver. Eles eventualmente atraíram Amaterasu para fora da caverna com danças e cantos.

Depois de atraí-la para fora, Tajikarao no Mikoto, uma divindade de grande força, levantou a pedra usada como porta para a caverna e atirou-a para longe. Diz-se que a porta de pedra voou para a atual Prefeitura de Nagano.

Inspirado no mito, o Santuário Amano Iwato realiza um concurso onde os participantes competem para ver quem consegue lançar um tatame, simbolizando a porta de pedra, o mais distante. Um total de 100 participantes, incluindo alunos do ensino fundamental local e turistas, jogaram tatames com toda a força.

O tatame usado para a divisão infantil tem 90 cm de comprimento e largura, enquanto o tatame usado para todos os outros participantes tem 1,6 metro de comprimento e pesa 20 quilos. Alguns participantes jogaram o tatame maior por mais de 10 metros.

Fonte: Japan News   /    Foto: Yomiuri
To Top