AQUA: Baixo consumo de combustível e melhor aceleração
A Toyota lançou no Japão nesta segunda-feira (19) seu novo compacto híbrido, o Aqua. O carro chama a atenção pelo desempenho de aceleração aprimorado e eficiência de combustível em cerca de 20% comparado com a primeira mudança do modelo em cerca de uma década.
Com um preço de varejo sugerido a partir de ¥1,98 milhão (US $ 18.000), o Aqua híbrido é equipado com um sistema de bateria de níquel hidrogênio que tem o dobro de potência do modelo anterior, permitindo viagens mais longas com eletricidadee e sem o uso de gasolina.
A Toyota reduziu o número de peças usadas para a bateria de níquel hidrogênio para aumentar sua capacidade. O modelo mais recente pode viajar 35,8 quilômetros por litro quando movido a gasolina.
Uma das principais características do novo Aqua é o sistema de assistência ao estacionamento, que exige apenas que o motorista pressione um botão para estacionar. É a primeira vez que o sistema foi instalado em um carro Toyota não luxuoso.
A Toyota, que recebeu pedidos de cerca de 15.000 novas unidades Aqua até quinta-feira passada, e a montadora tem como objetivo vender 9.800 unidades por mês.
Até agora, a Toyota vendeu cerca de 1,87 milhão de carros compactos Aqua globalmente desde que o primeiro modelo que foi lançado em dezembro de 2011.
As montadoras estão mudando sua atenção para carros mais “verdes”, em linha com a tendência global de descarbonização. A Toyota é líder em veículos movidos a célula de combustível movidos a hidrogênio e pretende reforçar sua linha, que inclui carros híbridos e elétricos.
A Toyota produz os veículos Aqua em uma fábrica na província de Iwate, uma das áreas mais atingidas pelo grande terremoto em 2011, em parte devido ao apoio aos esforços de reconstrução locais.
Fonte: Kyodo | Foto: Divulgação/Toyota