Japão

Aplicativo para TRABALHADORES ESTRANGEIROS

Mais de 200 empresas e organizações japonesas, incluindo a Toyota e a gigante do varejo Aeon, desenvolverão em conjunto um aplicativo para smartphone para proteger os direitos humanos dos trabalhadores estrangeiros, informou um funcionário da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

A mudança, liderada pela JICA, ocorre em meio a um maior investigação por outros países sobre longas horas de trabalho e assédio a trabalhadores estrangeiros no Japão. O aplicativo permitirá que estagiários técnicos e outros trabalhadores consultem organizações terceirizadas sem informar suas empresas.

A SoftBank Group Corp, a Seven & i Holdings, a Ajinomoto e a fabricante de bebidas Asahi Group Holdings Ltd também se juntarão ao projeto, com a JICA e uma organização de direitos humanos associada atuando como secretaria. Eles estão planejando iniciar um teste do aplicativo no próximo ano.

Por meio do aplicativo, os trabalhadores estrangeiros poderão relatar seus problemas no local de trabalho diretamente à secretaria.

Além de usar inteligência artificial para responder a consultas simples automaticamente, os desenvolvedores também estão considerando permitir que os usuários relatem locais de trabalho abusivos e organizações.

“Também gostaríamos de fornecer informações úteis sobre como viver no Japão em vários idiomas”, disse o funcionário da JICA.

O número de trabalhadores estrangeiros no Japão atingiu o recorde de 1,72 milhão em 2020.

Fonte: Kyodo     |     Foto: Reuters/Toru Hanai
To Top