Japão

Alta taxa de mortalidade por infecção bacteriana

3/07/2024

Os casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (SCTS), uma infecção bacteriana grave com alta taxa de mortalidade, atingiram um recorde no Japão. O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas reportou 1.060 casos até 16 de junho deste ano, superando os 941 casos registrados no ano passado. Até março, 77 das 335 pessoas infectadas morreram.

A SCTS é causada pela bactéria estreptococo hemolítico do grupo A.

Os sintomas, como dor e inchaço nos membros, febre, e queda na pressão arterial, podem evoluir rapidamente para necrose dos membros, falência múltipla de órgãos e choque. O tratamento inclui antibióticos e remoção cirúrgica do tecido morto, mas a taxa de mortalidade permanece em torno de 30%.

O aumento dos casos está possivelmente relacionado ao crescimento de infecções de faringite aguda causadas pela mesma bactéria desde o verão passado. Embora mais comum em idosos, a transmissão ocorre facilmente por gotículas de tosse, espirros e feridas. Prevenções básicas, como lavar as mãos e desinfetar feridas, são essenciais. Em caso de sintomas, procurar atendimento médico imediato é crucial.

Fonte: Mainichi

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top