Alta precisão: IA promete prever terremotos e tsunamis
6/1/2025
Pesquisadores japoneses desenvolveram um sistema de inteligência artificial capaz de estimar, com maior rapidez e precisão, o epicentro de terremotos na Fossa de Nankai. O modelo reduz a margem de erro de 20 quilômetros para poucos quilômetros, além de calcular, em segundos, dados como altura e chegada de tsunamis.
A tecnologia, criada pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha e Terrestre, deve ser liberada ao público na primavera e integrada futuramente aos sistemas de alerta da Agência Meteorológica do Japão.
A Fossa de Nankai, conhecido por terremotos históricos a cada 100-150 anos, tem 70%~80% de chance de gerar um novo grande evento nos próximos 30 anos, com potencial de 231 mil mortes no pior cenário.
O sistema usa um modelo 3D das zonas sísmicas da Fossa de Nankai para corrigir falhas comuns em métodos convencionais. Testes mostraram que ele processa dados em cerca de cinco segundos, mantendo o tempo médio dos alertas de emergência em 20 segundos.
“Nosso objetivo é integrar essa tecnologia aos alertas oficiais, ajudando na evacuação e salvamento”, afirmou o pesquisador Ryoichiro Agata.