Japão

ALERTA DE TSUNAMI

A costa do Pacífico do Japão foi atingida na madrugada de domingo (15) por um tsunami após uma enorme erupção vulcânica submarina na ilha de Tonga, no Pacífico Sul, no dia anterior, levando a agência meteorológica a emitir um alerta de tsunami e alertar os moradores a se mudarem para locais mais altos.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que um tsunami de 3 metros pode atingir algumas das ilhas do sudoeste do Japão, incluindo a ilha de Amami, bem como a província de Iwate.

Um tsunami de 1,2 metro foi observado na cidade de Amami pouco antes da meia-noite de sábado, enquanto um tsunami de 1,1 metro chegou à província de Iwate às 2h26 de domingo.

Segundo a agência, um pequeno tsunami de menos de 1 metro foi observado em uma ampla área da costa do Pacífico do país, de Hokkaido a Kyushu e Okinawa.

Não houve relatos imediatos de feridos ou grandes danos materiais.

Autoridades locais nas ilhas do sudoeste da província de Kagoshima, bem como nas áreas costeiras do nordeste, uma região devastada por um terremoto e tsunami de magnitude 9,0 em março de 2011, pediram aos moradores que fugissem do litoral.

Durante uma coletiva de imprensa no início do domingo, um funcionário da agência meteorológica pediu aos moradores da costa do Pacífico do Japão que permaneçam longe das áreas litorâneas até que o alerta e os avisos sejam levantados, observando que várias ondas de tsunami podem chegar.

Após o alerta de tsunami e os avisos da agência, o governo montou um escritório de ligação no gabinete do primeiro-ministro para coletar informações.

Um alerta de tsunami foi emitido pela última vez no Japão em novembro de 2016, depois que um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o nordeste do Japão.

 

Fonte: Kyodo     |    Imagem: Japan Meteorological Agency
To Top