Akira Toriyama: criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos
O renomado criador japonês do mangá e anime “Dragon Ball”, Akira Toriyama, faleceu aos 68 anos devido a complicações de um hematoma subdural, acúmulo de sangue no crânio, anunciado por sua produtora nesta sexta-feira (8).
O falecimento ocorreu em 1º de março, com apenas familiares e poucos amigos presentes no funeral.
A série Dragon Ball, que estreou em 1984 na revista Weekly Shonen Jump, ganhou destaque internacional, acompanhando as aventuras de Son Goku em sua jornada de treinamento em artes marciais e busca pelas míticas esferas capazes de realizar desejos. Desde o seu lançamento, Dragon Ball se tornou um fenômeno global, vendendo mais de 260 milhões de cópias do mangá e gerando uma vasta franquia que inclui séries de anime, filmes, videogames e produtos licenciados.
Além de Dragon Ball, ele era famoso por sua série “Dr. Slump” e por seu trabalho como designer de personagens para “Dragon Quest”. Seu impacto na arte digital e na cultura pop ultrapassou fronteiras, influenciando artistas e criadores em todo o mundo.
No momento de sua morte, Toriyama estava envolvido em vários projetos, incluindo o anime “Sand Land: The Series”. A notícia foi recebida com tristeza por artistas e fãs de mangá ao redor do mundo.