Japão

AGRICULTURA ORGÂNICA conquista fãs no Japão

A agricultura orgânica, que não envolve produtos químicos agrícolas ou fertilizantes sintetizados, está chamando a atenção no Japão, especialmente porque exerce menos pressão sobre o meio ambiente.

Embora o governo tenha lançado uma estratégia para promover a agricultura orgânica, ainda existem muitos desafios a serem superados, incluindo maneiras de reduzir a carga física sobre os agricultores e os custos, e expandir os canais de vendas.

“Recentemente, vimos um aumento no número de jovens clientes ambientalmente conscientes”, disse Naoya Okada, presidente da Bio c ‘Bon Japon, que opera uma loja de alimentos orgânicos no distrito de Ebisu, em Tokyo.

A agricultura orgânica usa composto para o cultivo do solo, com os agricultores desenterrando ervas daninhas e não dependendo de produtos químicos agrícolas.

O ímpeto para a compilação de padrões internacionais de agricultura orgânica está crescendo, especialmente na Europa, pois o método de cultivo acredita contribuir para a conservação da biodiversidade e a luta contra o aquecimento global.

Em linha com os movimentos no exterior, o governo japonês anunciou em maio uma meta de aumentar a proporção de terras agrícolas para a agricultura orgânica para 1 milhão de hectares até 2050.

Como parte dos esforços para atingir a meta, o ministério da fazenda planeja promover o desenvolvimento de produtos agrícolas resistentes a pragas e o uso de robôs e drones para capinar e fertilizar.

Mas a proporção de terras agrícolas utilizadas para a agricultura orgânica no Japão atualmente responde por apenas 0,5% do total, depois que a eficiência da produção foi priorizada devido ao pequeno tamanho do país.

Como o Japão é mais quente e úmido em comparação com a Europa e os Estados Unidos, os agricultores japoneses precisam usar maiores quantidades de produtos químicos agrícolas para prevenir pragas.

Embora os produtos agrícolas orgânicos estejam atraindo a demanda, um funcionário de um grande supermercado de alimentos disse que “eles não podem ser itens básicos porque é difícil garantir suprimentos estáveis” devido às pequenas quantidades de produção e formatos não padronizados.

De acordo com uma pesquisa de 2016 do Ministério da Agricultura, os preços dos produtos agrícolas orgânicos são cerca de 40% a 80% mais altos do que os dos produtos convencionais.

“Os preços devem ser reduzidos para níveis de 20% a 30% mais altos para atrair a demanda diariamente”, disse Okada, da Bio c ‘Bon Japon.

“A maneira como as pessoas veem a agricultura orgânica mudou”, disse Yoshito Owada, que se dedica à agricultura orgânica há mais de 30 anos na cidade de Kagoshima.

“Muitas pessoas vêm à minha casa para aprender”, disse Owada. Ele sublinhou a necessidade de melhores maneiras de distribuir produtos agrícolas orgânicos aos consumidores.

 

 

Fonte: Jiji Press
To Top