Dicas no Japão

A remuneração

Entenda como são pagos os salários

O salário mínimo no Japão é determinado por lei e refere-se ao valor mínimo que uma empresa deve pagar ao trabalhador, sendo aplicável a qualquer forma de trabalho. Além disso, qualquer contrato que estabeleça uma remuneração abaixo do valor do salário mínimo será invalidado, e a empresa deverá pagar a diferença entre o valor acordado e o salário mínimo multiplicado pelas horas trabalhadas.

Outro ponto importante é o abono de férias, no qual a empresa deve pagar mais de 60% da média da remuneração caso o trabalhador não tenha trabalhado por responsabilidade da empresa. Essa medida visa garantir a sobrevivência do trabalhador.

Existem quatro regras para garantir que o trabalhador receba seu salário integralmente. Pagamento em moeda corrente, que deve ser integral, que pode ser depositado em  conta bancária com a concordância do trabalhador. Ou pagamento direto ao próprio trabalhador.  A terceira é o pagamento integral, exceto em casos de deduções determinadas por lei, relativas ao imposto de renda, taxa do seguro social ou outros.

Por fim, o pagamento deve ser feito em data fixa, uma ou mais vezes por mês, não sendo permitido o pagamento em que não se especifica o dia exato do pagamento, quando ocorre uma variação de vários dias.

To Top