Japão

GRIPE AVIÁRIA: 9,9 milhões de frangos abatidos

O surto de gripe aviária altamente patogênica no Japão quase terminou depois de ter se espalhado pelo país em novembro passado.

Nesta temporada, a gripe aviária foi descoberta em 18 prefeituras, incluindo Chiba e Ibaraki, que são conhecidas pela criação de aves.

Até sábado (8), o número de galinhas e patos que foram sacrificados nesta temporada para evitar a propagação de infecções foi de cerca de 9,87 milhões, um aumento drástico em relação ao recorde anterior de cerca de 1,83 milhão de aves abatidas entre o outono de 2010 a primavera do ano seguinte.

Os abates em grande escala também são responsáveis ​​pelos recentes aumentos nos preços dos ovos.

A Prefeitura de Chiba, uma das maiores produtoras de ovos de galinha do país, suspendeu as restrições à transferência de ovos e galinhas de fazendas em 20 de abril.

Depois que uma série de infecções foram encontradas em Chiba no final do ano passado, um terço de todas as galinhas poedeiras, ou cerca de 4,56 milhões de frangos, foram sacrificados na prefeitura do leste.

O abate desencadeou aumentos nos preços dos ovos.

O preço de mercado de ovos de galinha de médio porte da vendedora japonesa de ovos JA.Z-Tamago em Tokyo chegou a ¥ 250 por quilo nesta sexta-feira, 50% a mais do que há um ano.

Um funcionário de uma granja disse que “os preços no atacado aumentaram porque o estoque de ovos caiu devido à propagação da gripe aviária”.

O abate de cerca de 10 milhões de frangos e patos refletiu a disseminação da gripe aviária na região oriental de Kanto e por extensas áreas a oeste de Kanto, bem como o aumento das granjas avícolas principalmente devido à escassez de sucessores.

O número médio de galinhas poedeiras nas fazendas era de cerca de 67.000 em 2019, um aumento de 50% em relação a 2009.

A prefeitura de Chiba viu três casos nesta temporada em que mais de 1 milhão de galinhas e patos foram abatidos.

O Ministério da Fazenda do Japão está pedindo aos avicultores que implementem medidas completas para prevenir a propagação do vírus, a fim de se preparar para a próxima temporada.

Acredita-se que o vírus da gripe aviária seja trazido para o país por aves migratórias do continente euro-asiático e se espalhe por pequenos animais, bem como por pessoas e veículos que entram e saem das granjas.

Muitas fazendas, onde galinhas e patos foram infectados com a gripe aviária, tinham aberturas nas instalações que permitiam a entrada de pequenos animais.

O ministério tem pedido repetidamente às granjas para consertar essas aberturas, desinfetar completamente as instalações e verificar todas as redes para pássaros.

Fonte: The Japan Times/Jiji Press   /   Fonte: Kyodo
To Top