Japão

Caminhada diária pode prevenir morte precoce

Uma em cada 10 mortes prematuras poderia ser evitada se todos praticassem uma pequena quantidade de exercícios diários, como uma caminhada rápida de 11 minutos, de acordo com um novo estudo.

Sabe-se que a atividade física reduz o risco de doenças cardíacas, câncer e outras principais causas de morte, mas ainda não está claro exatamente quanto é necessário para ter um impacto.

Uma equipe internacional de pesquisadores reuniu os resultados de 196 estudos anteriores que incluíram mais de 30 milhões de pessoas para criar uma das maiores revisões realizadas sobre o assunto.

Eles calcularam que cerca de uma em cada seis mortes prematuras teriam sido evitadas se todos os participantes dos estudos tivessem pelo menos 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada, que é o nível recomendado pelo Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha.

Mas mesmo metade dessa quantidade – 75 minutos por semana, ou menos de 11 minutos por dia – poderia evitar uma em cada 10 dessas mortes, de acordo com a meta-análise publicada no British Journal of Sports Medicine.

Isso incluiu uma redução de 17% nas doenças cardíacas e uma queda de 7% no câncer.

Doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame, mataram 17,9 milhões de pessoas em todo o mundo em 2019, enquanto o câncer foi responsável por quase 10 milhões de mortes no ano seguinte, segundo a Organização Mundial da Saúde.

 

 

Fonte: Japan Today
To Top