Morando no Japão

Álcool & Direção

Neste final de ano, nas festas confraternizações e de Natal, muitos ouvintes terão várias oportunidades de beber com os colegas de trabalho ou amigos.

No Japão, todos os anos, nesta época, as infrações de trânsito e os acidentes tendem a aumentar por causa de motoristas que dirigem embriagados.

O álcool tem o poder de paralisar o nosso sistema nervoso central.

Mesmo que você pense “Eu ainda não estou bêbado. Está tudo bem.”, a sua capacidade de raciocínio, a sua coordenação motora e a sua capacidade de visão estarão reduzidas.

A redução da capacidade de processamento de informações, de atenção, razão, senso de equilíbrio e de julgamento, torna impossível dirigir um carro com segurança.

E além do motorista que estava na direção, as outras pessoas relacionadas com este, também poderão sofrer as penalidades previstas pela lei de controle de trânsito.

○ oferecer bebidas alcoólicas para quem irá dirigir

○ pedir ou dar carona para quem já bebeu

○ emprestar o veículo para quem pode ter bebido e irá dirigir

Esses atos são considerados crimes de infração de trânsito e estão sujeitos a penas de prisão, multas, cancelamento ou suspensão da habilitação e entre outros.

Então, caso for beber vamos respeitar as seguintes regras.

○ Independentemente da quantidade da bebida alcoólica que ingerir, nunca dirija um veículo.

○ nunca empreste seu veículo para aqueles que poderiam beber e dirigir.

○ nunca sugira que bebam e nem ofereça bebidas aqueles que possam dirigir bêbados.

○ nunca peça carona e entre num veículo, mesmo sabendo que quem vai dirigir já bebeu.

São estipuladas penalidades rigorosas e medidas administrativas para aquele que dirigir alcoolizado.

Caso dirija bêbado, poderá ser condenado até 5 anos de prisão ou multa até de 1 milhão de ienes além de sanção administrativa de cancelamento da habilitação.

Além disso, em questões de responsabilidade por danos, dependendo da companhia de seguro contratada, há casos em que o dinheiro da indenização do seguro não é pago totalmente, podendo não apenas a vítima, mas ao motorista que causou o acidente e sua família ter que se responsabilizar também.

Existem pessoas que provocam acidentes de trânsito sob a influência

do álcool, pensando de forma casual que se beberem bastante na noite anterior e se dormirem bem não teriam problema para dirigir.

Se for dirigir na manhã seguinte, de forma alguma beba excessivamente e até altas horas da noite.

Dirigir embriagado é um crime. “Se beber só este pouquinho, não tem problema”, pensando desta forma poderá provocar acidentes de trânsito trágicos que podem tirar não só sua própria vida, mas também a dos outros.

Texto original fornecido pela Polícia de Aichi

Fonte: Polícia de Aichi

To Top