Japão

44 rios transbordam e 2 desaparecidos

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu temporariamente um alerta de chuva forte de emergência para as províncias de Yamagata e Niigata, dizendo que uma das chuvas mais fortes em várias décadas era esperada.

De acordo com informações coletadas pelo Mainichi Shimbun às 17h do dia 4 de agosto, um total de 22 prédios desmoronaram ou foram danificados e um total de 424 prédios foram inundados acima ou abaixo do nível do piso devido às chuvas torrenciais causadas por uma frente estagnada e baixas sistema de pressão atmosférica.

Um homem de 78 anos que mora na cidade de Ichinohe, na província de Iwate, saiu na noite de 3 de agosto e não voltou, enquanto um morador da cidade de Iide, na província de Yamagata, ainda está desaparecido.

De acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do governo, às 7h15 desta sexta-feira (5), aproximadamente 43.000 pessoas nas províncias de Niigata e Ishikawa foram instruídas a tomar “medidas de segurança de emergência”, representando o mais alto dos cinco níveis de alerta de desastres. Ordens de evacuação de nível 4 também foram emitidas para cerca de 575.000 pessoas nas seis prefeituras de Niigata, Ishikawa, Aomori, Yamagata, Fukushima e Fukui.

De acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, 44 ​​rios inundaram em oito prefeituras, incluindo o rio Mogami em Yamagata e o rio Kakehashi em Ishikawa, e um total de 12 deslizamentos de terra ocorreram em cinco prefeituras. 

Fonte/Foto: Mainichi Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top