Japão

31% dos idosos japoneses não têm amigos

Uma pesquisa realizada pelo governo envolvendo idosos no Japão, Alemanha, Suécia e Estados Unidos, mostra que 31,3% dos entrevistados japoneses disseram não ter amigos próximos de nenhum gênero fora de suas famílias. Um número muito superior que 14,2% entre os norte-americanos, 13,5% entre os alemães e 9,9% entre os suecos.

Os resultados sugerem que os idosos do Japão tendem a viver sem interação social próxima além da unidade familiar.

À medida que a população do país cresce rapidamente, crescem os pedidos de esforços para evitar que os idosos japoneses vivam na solidão.

Questionados sobre as interações com vizinhos, 20,0% dos entrevistados japoneses disseram que conversam com os vizinhos ou são consultados por eles, enquanto 5,0% disseram que se ajudam quando ficam doentes. Mais uma vez, o número do Japão foi o mais baixo em ambas as categorias entre os quatro países.

Na pesquisa, 59,0% dos entrevistados nos Estados Unidos disseram que usaram com mais frequência e-mail ou telefones para comunicação em comparação com antes da pandemia, a maior entre os quatro países.

Em contraste, a proporção de entrevistados japoneses que forneceram a mesma resposta foi de 26,0%, a mais baixa de todas.

A pesquisa foi realizada entre dezembro e janeiro, abrangendo cerca de 5 mil idosos nos quatro países. Destes, 1.367 entrevistados eram japoneses.

 

Fonte: Kyodo

 

To Top