Entrevista

Missão Filipina

Nagoya, 17 julho de 2019

Estiveram em visita oficial no Japão, membros da Universidade Católica Adamson com sede an cidade de Manila, Filipinas. Fundado em 1932 como a Escola Adamson de Química Industrial, tornou-se uma universidade em 1941, passando a receber alunos de vários países através de parcerias internacionais com instituiçoes e organizações estrangeiras.

Liderado pela irmã filipina Maruja, Diretora da Universidade, juntamente com o Padre Andrew Bayal e o professor Aman V. Cruz o grupo passou alguns dias na cidade de Nagoya com agenda cheia.

O objetivo foi de estreitar relações com a Nagoya University of Foreign Studies e o Consulado Geral do Brasil em Nagoia.

O Cônsul-Geral do Brasil em Nagoia, Nei Futuro Bitencourt, deu as boas vindas ao grupo no último dia 16 de julho com o famoso cafezinho à brasileira num clima de cordialidade.

Após escutar a irmã Maruja que compreende espanhol e um pouco de português, o Cônsul enfatizou que vê positivamente ações multiculturais enfatizando que na sua jurisdição,  há forte presença da comunidade filipina. Lembrou também da taxa crescente casamentos internacionais entre brasileiros e fillipinos indicando uma nova forma de relacionamento entre as comunidades.

O Japino Tv, uma Tv filipina, registrou o encontro:

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2019 MCOM K.K.

To Top